Um estudo realizado na Universidade de Ciências Aplicadas de Münster conclui que os consumidores e o seu comportamento de compra é bastante influenciado positivamente pela existência de selos de certificação como a V-Label.
Que atitude têm os consumidores em relação à sua presença e importância? Este estudo de 2017/2018 envolveu uma amostra de mais de 1.000 consumidores selecionados aleatoriamente, aos quais foram colocadas questões sobre 26 rótulos de qualidade em alimentos, incluindo o selo da V-Label.
Útil e confiável – atitude positiva à rotulagem
Mais de dois terços (71%) dos entrevistados mostraram uma atitude positiva em relação à rotulagem em alimentos. Selos são considerados como confiáveis (49%) por mais da metade dos entrevistados e, acima de tudo, úteis na tomada de decisões de compra (52%). Assim, os selos de certificação actuam geralmente como fatores relevantes para a tomada de decisão: 49% preferem conscientemente um produto com selo a um produto comparável sem selo.
Efeito promissor de selos como a V-Label
Verificou-se um efeito positivo na percepção do produto, na vontade de comprar e pagar. De acordo com o estudo, os rótulos de certificação dos alimentos estimulam associações de maior qualidade e melhor sabor do produto, o que se reflecte em aumento de compra (+ 9,7%) e disposição para pagar (+ 7,9%). Selos como a V-Label são conhecidos pela maioria dos entrevistados.
Conclusão
Os resultados do estudo mostram uma percepção predominantemente positiva do ponto de vista do consumidor, razão pela qual os selos de qualidade ou garantia podem ser usados como instrumentos eficazes de marketing.
Mais informações sobre o estudo podem ser encontrados no site da Universidade de Ciências Aplicadas de Münster .